domingo, 13 de janeiro de 2008

Criação de elementos para o Podcast

De seguida descreve-se um procedimento para a criação de um podcast para difusão na Internet.
Nos links abaixo estão pequenos manuais que explicam esse procedimento na nossa experiência:
1.- Planear/escrever o texto a ser difundido:
http://www.snapdrive.net/files/523845/1-texto.doc

2.- Criar um ficheiro de som em formato mp3 onde se descreve a ideia do ponto anterior:
http://www.snapdrive.net/files/523845/2-som_mp3.doc

3.- Misturar o ficheiro de som resultante do passo anterior com imagem, obtendo um novo ficheiro (neste caso formato .wmv)para upload em serviços de alojamento de arquivos multimédia:
http://www.snapdrive.net/files/523845/3-mix_som_imagem.doc

Uma vez concluídos os passos anteriores pegamos no ficheiro conseguido no passo anterior e podemos então carregá-lo num serviço de alojamento de ficheiros. No nosso caso optamos pelo SAPO.
Em primeiro lugar abrimos uma conta e de seguida fizemos o upload do nosso ficheiro no SAPO VIDEOS. É um procedimento em tudo igual ao que já estão habituados os usuários deste tipo de serviços quando recorrem ao YOU TUBE.
Uma vez carregado o nosso vídeo só temos de nos limitar a copiar o código respectivo para poder embebê-lo no nosso blog.
Chegamos então ao resultado que podem observar no post imediatamente abaixo a este.

NOTA: para postar aqui estes mini manuais fizemos uso do serviço de alojamento de ficheiros SnapDrive que pode ser encontrado em http://www.snapdrive.net/. Tal como muitos outros serviços deste género, o SnapDrive obriga a um pré-registro (gratuito) mas é um serviço muito user friendly.
Permite o upload de ficheiros com dimensão até 100MB de cada vez, e atribui a cada utilizador uma conta com espaço de 2GB.

Nenhum comentário: