sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

As Novas Tecnologias: vantagens e desvantagens

Não se pode esperar que o computador faça tudo sozinho. Ele fornece-nos informações e recursos, cabendo ao professor planear a aplicação dos mesmos na sala de aula. A pressão constante em relação ao uso da informática torna-se cada vez mais evidente em todas as áreas e isso não é diferente na educação. A todo momento os professores sentem que quem não for capaz de usar a informática como instrumento de ensino-aprendizagem está fora do contexto do mercado de trabalho actual. É peremptório mudar este estado de coisas.

A evolução das tecnologias de informação e da comunicação impõe uma redefinição do espaço de trabalho. Hoje é mais rápido enviar um e-mail do que uma carta por correio. Cada vez menos será o trabalhador a deslocar-se ao trabalho, e cada vez mais será o trabalho que virá até ao trabalhador. Trabalhar a partir de casa parece ser cada vez mais a hipótese acertada numa altura em que a flexibilidade se tornou num dos assuntos na ordem do dia. O mundo assiste hoje à integração e à implementação de novos meios que permitem uma maior rapidez e eficácia na troca de informação.

O acesso a redes dentro e fora das empresas, a videoconferência em rede local, a utilização partilhada de documentos em tempo real e a redistribuição de chamadas telefónicas são alguns exemplos destas novas tecnologias.

As novas tecnologias de comunicação trouxeram enormes vantagens aos mais diversos sectores da sociedade. Podemos verificar o quanto ajudou no processo de recuperação da informação através das bases bibliográficas em CD-ROM e on-line, como também na obtenção do próprio conteúdo desejado. Os periódicos electrónicos retratam uma parcela desse avanço tecnológico, apresentando vantagens e desvantagens tanto na sua forma “física” como nas bases que os disponibilizam. O objectivo desta apresentação é relatar as nossas experiências e considerações sobre essa nova modalidade de publicação.

Hoje existem diversos “sites” na Internet que disponibilizam periódicos electrónicos. Neste cenário, encontramos uma grande variedade de interfaces, que, por vezes, comprometem os resultados das pesquisas, uma vez que as dificuldades encontradas pelos usuários para realizar uma pesquisa bibliográfica são elementos desenregelantes e geradores de buscas ineficientes ou mesmo incorrectas. É compreensível que vários factores concorram para que haja tamanha diversidade e mesmo mudança de interface nos sites de busca bibliográfica, pois nessa era globalizada em que estamos inseridos, tudo parece mudar muito rapidamente. A própria Internet aparece como factor desencadeante principal de tantas mudanças, onde se percebe quase que uma “anarquia controlada”. Os sites acompanham as tendências tanto de design como de objectivos específicos.

É preciso que os profissionais da informação estejam atentos às constantes mudanças que se operam neste campo em constante actualização.

Tecnologia: não se pode viver sem ela.

Quem diria que um telefone, um rádio, uma televisão e até um computador se transformariam em equipamentos tão portáteis capazes de serem carregados no bolso? A tecnologia evolui cada vez mais e quando o consumidor pensa que não há mais como inovar, eis que surge uma tecnologia mais moderna. São os telemóveis, os computadores portáteis, as televisões de alta resolução com ecrãs de plasma, os aparelhos tocadores de MP3, as impressoras, as câmaras de filmar e as máquinas fotográficas digitais, os aparelhos electrodomésticos e os automóveis que contém cada vez mais funções, diminuem o tamanho e aumentam a sua utilidade, justamente para facilitar a vida do usuário.

Essas novas tecnologias estão anexadas ao computador, que revolucionou todas as formas de comunicação e produção. Na era digital, o indivíduo pode partilhar a mesma tecnologia independentemente do local onde estiver: em casa, no trabalho, em viagem, nas compras ou realizando transacções bancárias. A evolução tecnológica estará sempre em constante evolução e aperfeiçoamento. Isso faz com que muitos questionem: há como sobreviver sem utilizar a tecnologia? Segundo os especialistas, a resposta é não. “Não podemos viver sem ela. A utilização dessa tecnologia já está implementada na cultura de todos os povos. Há realidades diferentes de acesso aos novos equipamentos, mas eles estão em todos os lugares. Por mais que alguém diga que não convive directamente com essa tecnologia é preciso lembrar que o simples acto de ir ao banco, pagar um estacionamento com um bilhete magnético ou cartão electrónico, usar o telefone, ver televisão, sair à rua e expor-se às dezenas de câmaras que nos monitorizam em toda parte, insere qualquer cidadão nesse mundo moderno.

Referências bibliográficas:

http://www.imesexplica.com.br/1612_novastecnologias_vantagens_des.asp consultado a 12/12/07

49 comentários:

Anônimo disse...

Isto n interessa

Anônimo disse...

Parabens pelo artigo pois não podemos estar indiferentes as novas tecnologias, que hoje são tão importantes para o nosso quatidiano

Anônimo disse...

é tudo uma merda

Anônimo disse...

isto é tudo uma porcaria

Anônimo disse...

Muito Bom .
Ajudou-me muito para um trabalho da escola!

Anônimo disse...

está optimo!!!

Anônimo disse...

po po po po po pirup

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Obrigada. Está deveras muito interessante.
Ajudou-nos num exelente trabalho ;) o
Obrigada mais uma vez.

Sara disse...

O que eu queria saber era quais são as vantagens e desvantagens das TIC na medicina!!

Se me podesse ajudar agradecia!



Obrigado pela atenção*

Anônimo disse...

n tem nd de jeito...

n me ajudou em nd :(

Anônimo disse...

n serve pa nada

Anônimo disse...

que porcaria

carlos disse...

esta bom gostei e deu me jeito

Anônimo disse...

po po po po po PIRUP , amámos :D

Anônimo disse...

bela merda boy

Anônimo disse...

this suck !

Anônimo disse...

anonymous, fucking lack of education !!!

Anônimo disse...

but you are anonymous too, soooo

Anônimo disse...

FUCK

Anônimo disse...

não têm mais nada para fazer ? vão para o caralhooooooo

Anônimo disse...

Bai a MerdA CABRÃO

Anônimo disse...

muito obrigada ajudou me muito para tirar ideias, para a realizeção de um trabalho

Anônimo disse...

Obrigada ajudou me mt na realização de um trabalho.

Anônimo disse...

cona da mae

Anônimo disse...

It is a cool very nice!

Anônimo disse...

Parabéns,o artigo é muito bom e me ajudou muito.

Anônimo disse...

Isto nao presta -.-`

Anônimo disse...

PARABÉNS adorei o artigo..e tenho certeza que as críticas só servirão para a melhoria de vcs..apesar delas serem sem conteúdo..

Anônimo disse...

seria um pouco melhor se toda a informaçao tivesse num quadro vanatagens/ desvanatgens

não disse...

foi util para um trabalho de escola, so acho que deveriam salientar mais as desvagens

Anônimo disse...

parabéns,isso presta para muita coisa esse trouxas que não sabem usar

Anônimo disse...

Não interessa para vocês pois nao encontraram o que solicitavam ,mas interessa para os outros ao qual acham esta informação imprescendivel para o trabalho que estão a realizar. Falo por mim nunca vi um texto que me desse tudo o que precisa-se para o tema / problema que estou a realizar , desde ja agradeço-lho imenso

Anônimo disse...

Muito interessante gostei imenso!

Anônimo disse...

cara dji pau

Anônimo disse...

nossa esse artigo me ajudou muito em um trabalho na mirim...
valeu obrigada

Anônimo disse...

KE PODRE A SÉRIO NÃO PODIAM FAZER UM ARTIGO DE SEXO??????

Anônimo disse...

Amei o artigo deu-me muita ajuda para um trabalho!!! =D

Anônimo disse...

isto é dso piores artigos merdossos que jáalguma vez li!!vão mas é po c****** porque voces só levam no c* enquanto chupam c******.
eu gosto de comer m**** e voces acompanham-me
deviam ter vergonha nessas caras de m**** pk nao sabem escrever artigos sobre coisas importantes-

Anônimo disse...

Eu acho que por um lado ter aparecido as Novas Tecnologias foi bom por nos apercebemos de coisas interessantes, para nos contactarmos..., mas existem pessoas que usam isso para outras coisas más ou boas.Por outro lado é mau ao tirar vários empregos, ás vezes a pessoas que necessitam.Eu não posso falar muito, pois gosto de computadores mas a minha ideia vai ser sempre a mesma.

Anônimo disse...

nada de jeito

Anônimo disse...

muito interessante aprendi muito

Márcio Ferreira disse...

Reparei que existem aqui muitos comentários negativos, mas esses comentário de certeza que são de pessoas ignorantes que não sabem analisar infomação e tão pouco devem saber ler, porque o artigo está muito bem escrito e é muito esclarecedor e útil... obrigado...

Anônimo disse...

este blog foi muito útil

Anônimo disse...

este blog foi muito útil

Anônimo disse...

Não me ajudou nada no que precisava é uma grande treta

Anônimo disse...

Não me ajudou nada no que eu precisava grande treta.

DOMA BGONE disse...

informação é poder, e toda informação deve ser colhida analisada.toda a informação é prestavel prá alguém ou alguma coisa.
oq é é dificel mesmo é agradar gregos
e troianos.
gostei bastante do conteudo.

Anônimo disse...

nao presta pra nada isso nem se quer vejo as vantagens e desvantagens